Do jeito que dá: Hábitos que prejudicam sua vida profissional

Hábitos que prejudicam sua vida profissional

Oi pessoal, tudo bom?

Para quem não sabe eu estou passando por grandes mudanças na minha vida.. Estou terminando a faculdade agora e no mesmo período passei por um momento muito difícil e de grandes mudanças no trabalho.


Um dia lendo algumas notícias na internet vi uma matéria no Brasil Post sobre 16 hábitos que prejudicam a vida profissional. Achei muito interessante e bem adequada para o momento que estou passando e resolvi compartilhar as mais interessantes com vocês.

Hábitos que podem prejudicar sua vida profissional


1 - Não se adaptar a cultura da empresa:
Qualquer empresa tem um ambiente corporativo e se adaptar a ele é super importante para se manter na empresa e crescer na companhia. 

2 - Estar sempre na defensiva e não assumir os próprios erros:
Não assumir o próprio erro ou sempre procurar um culpado demonstra irresponsabilidade e falta de maturidade e é mal visto no ambiente de trabalho. Se você fez algo que não era correto, assuma a responsabilidade, peça desculpas e aproveite para tirar todas as dúvidas da melhor maneira de fazer.

3 - Fazer o mínimo e não acrescentar em nada para a empresa:
Hoje em dia ter proatividade conta muitos pontos para crescer em uma companhia, demonstra interesse e desejo de crescer. É importante saber dar opinião, ideias e enriquecer discussões. Mas saiba ceder quando você estiver errado.

4 - Não honrar com os compromissos e estar sempre atrasado:
Todo trabalho exige prazos e responsabilidades e não honrar com eles demonstra que você não é uma pessoa confiável e responsável. E não adianta, se você estiver sempre atrasado as pessoas vão reparar. Respeitar horários e prazos é algo fundamental para a carreira e para a vida.

5 - Se vestir de forma inadequada à empresa:
Muitas pessoas acham isso desnecessário e fútil, mas se vestir de forma adequada é super importante em qualquer empresa. Você não precisa se vestir social em um ambiente mais informal, mas você deve se vestir de forma adequada à cultura da empresa. Uma dica legal que a matéria dá é se vestir de acordo com o seu supervisor.

6 - Ser uma pessoa pessimista e não aceitar o novo:
Isso não é bom nem no local de trabalho e nem na vida. Ninguém gosta de ter uma pessoa que reclama de tudo ao seu lado. E isso vale para aquelas pessoas que acham que os próprios problemas são sempre maiores e piores do que os problemas dos outros. Tem coisa mais chata do que conversar com alguém que você fala: "Aaa, não dormi direito essa noite" e a outra pessoa: "E eu? Tem 3 noites que não durmo nada..." Manter a cabeça aberta para o novo no ambiente corporativo também vale muito. As mudanças são difíceis no início pois nos tiram da nossa zona de conforto, mas podem trazer benefícios para a empresa e até para você.

7 - Ignorar os colegas de trabalho e não se importar com o networking:
É na empresa que você passa a maior parte do dia e construir uma relação amigável com os colegas é fundamental. Não precisa ser melhor amigo de todos, mas tratar bem os colegas de trabalho é imprescindível se você deseja crescer na empresa. A rede de contatos é muito importante para ter boas indicações.

8 - Ignorar os emails ou responder com falta de educação:
Não existe nada pior do que enviar email para alguém e não receber resposta, e falo isso por experiência própria. Mesmo que o email não esteja perguntando nada, é legal responder pelo menos com um "Ciente", pois a pessoa saberá que você recebeu e leu a mensagem. E é importante saber escrever emails também, pois na internet tudo pode ser mal interpretado, por isso, se quer causar uma boa impressão, não tem como não escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite, agradecer e ser gentil.

9 - Falar demais durante o expediente ou não fazer nada:
Não existe coisa mais chata do que você estar com aquela tarefa super complicada e o seu colega de trabalho passar o dia alternando entre o Facebook e as conversas paralelas. Manter uma relação amigável e conversar com os colegas deixa o ambiente mais leve, mas tem limite e pega mal com o chefe e os colegas. E não fazer nada também!

10 - Não se importar com feedbacks:
Ninguém gosta de ouvir críticas, mas no ambiente corporativo ouvir e refletir sobre as críticas construtivas é muito importante e pode contar muitos pontos para uma promoção na empresa.

A matéria completa você lê aqui e a matéria original é do site Business Insider.


Espero que tenham gostado.

Beijinhos, Samira

2 comentários:

  1. Gostei muito do post Samira...poucas pessoas no mundo de blog falam desse assunto! Parabéns!!! E seu novo layout ficou lindo! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juh, que bom que gostou.
      Vou tentar sempre estar trazendo novos assuntos aqui no blog!
      Beijos, Samira

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *